Autenticações Digitais

A autenticação de cópia digital, em simples palavras, pode-se definir como, “o processo de digitalização de papel, com a utilização de um scanner, seguido da aposição de assinatura digital de um tabelião de notas no documento eletrônico gerado (cópia digital geralmente no formato PDF).

A exemplo do que ocorre em papel, deve existir a declaração do tabelião no documento eletrônico gerado (cópia), que ele corresponde (é igual) ao seu original.

As palavras materialização e desmaterialização também são muito utilizadas por outros serviços notariais para se referir a autenticação de cópia digital e autenticação digital. Certifique-se antes de solicitar autenticações digitais, o que realmente você deseja. 

Para proceder a AUTENTICAÇÃO DIGITAL, você precisa nos enviar os documentos originais ou cópia autenticas dos mesmos, se for de fora de Porto Alegre, pode enviar via correios para o seguinte endereço:

1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre
Rua General Andrade Neves, 159 – Sala 31
Centro – Porto Alegre
CEP: 90010-210
A/C Fabiano

OBS: Favor enviar junto uma folha de rosto, com dados para contato como nome, email, telefone etc…

Recebidos os documentos, é gerado um orçamento e envido junto com os dados para depósito. Após recebermos o comprovante do depósito, damos inicio ao processo de autenticação.

Aqui procederemos a digitalização e autenticação digital dos documentos. Ao arquivo digital (formato PDF) é anexado uma etiqueta virtual de autenticação que pode ser conferida em nosso site através do QR Code ou  do número do selo + validador presentes na etiqueta.

O Valor das autenticações é de R$ 79,32 por documento, independente do número de páginas + a despesa de correio para retorno dos documentos enviados.

Os arquivos autenticados digitalmente são enviados via email para o cliente.

Uma vez autenticados digitalmente, eles tem validade por tempo indeterminado. A visualização da imagem do documento em nosso site por ser realizada conforme instruções constantes na etiqueta de autenticação digital no arquivo PDF enviado para o cliente.

A apresentação ideal dos documentos, seria colocar dentro de um “envelope” (de papel), uma mídia (CD – Compact Disk ou Pen Drive) com os arquivos das autenticações digitais. Uma cópia em papel (sem autenticação) pode ser utilizada como documento de apoio, mas na verdade, não tem validade jurídica. A forma digital sim.

A autenticidade legal do documento se dá pela etiqueta eletrônica de autenticação anexada ao arquivo PDF (seu documento digitalizado por nós) que é assinada digitalmente por um dos oficiais do tabelionato fazendo uso de um Certificado Digital ICP Brasil e não qualquer tipo de conferência.

No entanto, por uma questão “mercadológica” é possível visualizar em nosso site uma imagem do documento autenticado digitalmente pelos números de Selo/Validador constantes na etiqueta eletrônica conforme modelo abaixo:

Abaixo exemplo da etiqueta*: 

cid:image002.jpg@01D44058.219A0A30

*Numeração do Selo rasurada por uma questão de privacidade, visto que a etiqueta em questão é de um documento de terceiro.
Além disso, através do QR-Code constante na etiqueta é possível a conferência do tipo de Ato no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.


Dúvidas? Fale Conosco!

(51)  3079.5311 – Fabiano

Ou nos envie uma mensagem: